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Graduação

Curso de Licenciatura Específica em História

Parecer de Reconhecimento Conselho de Educação do Ceará: CEE/CE nº 0408/2006

Área de Atuação Profissional

O profissional com formação em nível de graduação Licenciatura Plena em História está habilitado a atuar no exercício da docência do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e no Ensino Médio.

PERFIL DO EGRESSO: CURSO DE LICENCIATURA ESPECÍFICA EM HISTÓRIA

O licenciado em História é um profissional que domina o conhecimento teórico e prático da História; utiliza novas tecnologias da informação e comunicação aplicadas a essa área de atuação; adota metodologia adequada ao processo ensino-aprendizagem em espaços educativos como escola, museu, entidade, associativa e de portadores de necessidades especiais.

Esse profissional, além de ser um intelectual crítico e reflexivo, deve demonstrar atitude investigativa promovendo a articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão na produção e divulgação do conhecimento, articuladas à prática pedagógica, assumindo compromisso político e ético na sua ação docente, contribuindo para o desenvolvimento da cidadania em uma sociedade democrática.

Competências

a) Referenciais

Domínio dos conteúdos gerais e específicos de sua área de formação profissional, com capacidade de mediatizá-los didaticamente numa perspectiva crítico-social.

Domínio dos pressupostos teórico-metodológicos que fundamentam a mediação didática do processo ensino-aprendizagem na perspectiva histórico-crítica e sócio-construtivista.

Capacidade de analisar o processo educacional e o papel social da escola, considerando suas determinações históricas, políticas e sociais.

Domínio dos princípios e técnicas de investigação com capacidade de aplicá-las no planejamento e desenvolvimento de projetos investigativos.

Capacidade de mediação didática adequada ao exercício da relação teoria-prática da área.

Capacidade de gerenciar o seu desenvolvimento pessoal e profissional orientando-se pelos princípios do aprender a aprender, aprender a ser e aprender a ensinar.

Capacidade de lidar e desenvolver ações educacionais que promovam a diversidade cultural e os valores democráticos, elementos importantes do processo educacional.

Evidência de comportamentos ético-morais e democráticos dirigidos para o seu desenvolvimento profissional e para o desenvolvimento de sua cidadania.

b) Específicas

Dominar as diferentes vertentes historiográficas e suas implicações nas praticas de pesquisa e ensino e fazer uso das concepções de historia que contribuam para o avanço cientifico e a formação humanística: ética e cidadã.

Dominar os conceitos da história e de áreas de conhecimentos afins: antropologia, sociologia e geografia para a elaboração de categorias de análise e compreensão das relações sócio-históricas das experiências dos sujeitos sociais de diferentes tempos e espaços.

Aplicar processos organizacionais de instituições de preservação, arquivamento e exposições do patrimônio artístico-cultural e turístico para dirigir ou assessorar museus, arquivos, ONG's.

Dominar conhecimentos teóricos das relações do ensino-aprendizagem, conteúdos específicos, interdisciplinares e das novas tecnologias da informação e comunicação para a elaboração e comunicação para a elaboração de recursos pedagógicos: livros didáticos, para didáticos, softwares educativos.

Dominar as teorias e metodologias da pesquisa histórica para elaboração do projeto de pesquisa e construção da monografia que explicite a compreensão das problemáticas e experiências sociais dos sujeitos históricos em diferentes tempos e espaços.

Articular o conhecimento dos saberes escolares, acadêmicos e das experiências na relação ensino-aprendizagem para adequação e compreensão da realidade contemporânea e suas relações com o passado histórico.

Dominar conhecimentos de natureza social e política que favoreçam ao desenvolvimento da prática profissional pautada nos princípios democráticos para o exercício da cidadania política e social.

Vivenciar e relacionar informações do funcionamento dos espaços educativos (relação professor-aluno, organização do espaço de ensino-aprendizagem, projetos, materiais pedagógicos) para a elaboração do Projeto de Estágio Supervisionado, favorecendo à prática de ensino planejada, que o capacite a enfrentar situações-problema no cotidiano de trabalho.

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