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Graduação

Curso de Licenciatura Especí­fica em Português - Licenciatura Plena

Parecer de Reconhecimento Conselho de Educação do Ceará: CEE/CE Nº 0618/2015

Área de Atuação Profissional

O profissional com formação em nível de graduação Licenciatura Plena em Português está habilitado a atuar no exercício da docência do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e no Ensino Médio.

PERFIL DO EGRESSO: CURSO LICENCIATURA ESPECÍFICA EM PORTUGUÊS

O licenciado em Língua Portuguesa é um profissional que evidência domínio do conhecimento e do uso da Língua Portuguesa, conhecimento básico das linguas clássicas que a fundamentam, bem como a expressão da manifestação cultural pela literatura. Deve, ainda, evidenciar capacidade de reflexão, de fazer uso de novas tecnologias da informação e comunicação e de compreender as variedades lingüísticas e culturais na atividade docente, com vistas ao respeito e à valorização das mesmas. É um profissional com atitude ética, investigativa, de reflexão e de criticidade no seu trabalho pedagógico e na relação com a prática social. Pensa e age como agente de uma sociedade democrática e em processo de transformação.

Competências

a) Referenciais

Domínio dos conteúdos gerais e específicos de sua área de formação profissional, com capacidade de mediatizá-los didaticamente numa perspectiva crítico-social.

Domínio dos pressupostos teórico-metodológicos que fundamentam a mediação didática do processo ensino-aprendizagem na perspectiva histórico e sócio-construtivista.

Capacidade de analisar o processo educacional e o papel social da escola, considerando suas determinações históricas, políticas e sociais.

Domínio dos princípios e técnicas de investigação com capacidade de aplicá-las no planejamento e desenvolvimento de projetos investigativos.

Capacidade de mediação didática adequada ao exercício da relação teoria-prática da área.

Capacidade de gerenciar o seu desenvolvimento pessoal e profissional, orientado pelos princípios do aprender a aprender, aprender a ser e aprender a ensinar.

Capacidade de lidar e desenvolver ações educacionais que promovam a diversidade cultural e os valores democráticos, elementos importantes do processo educacional.

Evidência de comportamentos ético-morais e democráticos dirigidos para o seu desenvolvimento profissional e para o desenvolvimento de sua cidadania.

b) Específicas

Ter capacidade de usar a língua em textos diversos.

Ter capacidade de organização de descrição da língua.

Ter capacidade de usar a linguagem no panorama cultural literário.

Usar os sistemas simbólicos das diferentes linguagens como meios de organização cognitivas de realidade.

Relacionar textos com seus contextos mediante a natureza, função, organização e estrutura das manifestações.

Utilizar a Língua Portuguesa como língua materna, geradora de significação de mundo e da própria identidade.

Comunicar-se de forma oral e escrita, estabelecendo a relação entre linguagem verbal e cultural.

Utilizar as variantes lingüísticas: seu valor social e suas marcas representativas.

Adequar o ato verbal às situações de uso.

Estabelecer confronto entre a gramática tradicional e a gramática textual.

Aplicar as noções de coesão e coerência na recepção e elaboração de textos.

Utilizar os critérios para analisar e classificar obras literárias.

Adequar o uso da língua em contextos de ensino-aprendizagem.

Realizar investigações nas produções lingüísticas e literárias da comunidade.

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